Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, renova o título em cerimônia que também reconheceu o trabalho de Arnaldo Jardim junto ao cooperativismo em pre
Reeleição acontece no Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito
Na segunda-feira (22), o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – WOCCU, no original em inglês) realizou a assembleia geral com eleição dos novos membros que irão compor o comitê até 2026. Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, foi reeleito como Diretor do Woccu, sendo o único representante brasileiro no conselho. A votação e a posse ocorreram em Boston, EUA, como parte da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC - World Credit Union Conference), promovida pelo WOCCU e que vai até o dia 24 de julho.
Desde 2009, Dasenbrock representa o Brasil como diretor na entidade: “Esta posição no WOCCU reforça o nosso compromisso com o movimento cooperativista global. Um movimento que tem potencial para crescer cada vez mais, especialmente no nosso País. É uma grande honra e responsabilidade seguir representando não só o Sicredi, mas o cooperativismo de crédito brasileiro. Certamente buscarei contribuir para o desenvolvimento de iniciativas que ajudem a nossa sociedade a se tornar mais próspera e igualitária, com especial atenção à inclusão financeira e aos nossos jovens e mulheres, como diz o nosso slogan: pessoas ajudando pessoas”.
Além de Dasenbrock, os membros do Conselho Mundial eleitos são: Michael Lawrence - Chief Executive Officer of the Customer Owned Banking Association (COBA) que assume como novo Chair do Conselho Mundial das Cooperativas, Helene McManus, Joseph Remy e George Ombado reeleitos como membros do conselho.
O objetivo do WOCCU é atuar para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica que visam fortalecer o desempenho financeiro e o alcance dessas instituições. Em 2022 (últimos dados consolidados), o Conselho registrou 82.758 cooperativas financeiras em 98 países, nos cinco continentes, totalizando mais de 403 milhões de associados. Elisa Mccarten La Borde, CEO do Woccu, anunciou na Conferência uma meta de alcançar 1 bilhão de membros, sendo 50% mulheres, em discurso sobre os compromissos do movimento daqui para frente.
Homenagem
Outro brasileiro também foi destaque durante a Assembleia do WOCCU. O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Arnaldo Jardim, recebeu o reconhecimento Distinguished Service Award (DSA), na categoria individual. O prêmio destaca seu compromisso e serviço junto ao cooperativismo de crédito como liderança representativa e protagonista. Jardim é autor do projeto de lei que aprimora a gestão e governança das cooperativas de crédito, fortalece os sistemas de crédito do cooperativo e melhora o ambiente de negócios (Lei Complementar 196/22) e, ao longo dos anos, tem liderado os pleitos no apoio ao desenvolvimento sustentável do modelo que leva prosperidade, agregando emprego e renda nas cidades onde está presente.